Tarefa: PM Revisão da Declaração de Trabalho
A revisão da declaração de trabalho fornece o contrato de entrega para satisfazer as necessidades do cliente.
Disciplinas: 1 Atividade Planejamento de Projeto
Finalidade
Revisar a declaração de trabalho em conjunto com o Gerente de Projeto e o Líder Técnico.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal
      A revisão da declaração de trabalho tem a finalidade de avaliar as informações contidas na declaração como a descrição dos produtos, serviços ou resultados a serem entregues no projeto.
      Etapas
      Passo 1: Necessidade do negócio
      Verificar se os negócios da organização estão baseados em alguma demanda, tipicamente a necessidade de negócios e de custo-benefício estão contidas no caso de negócios para justificar o projeto.
      Passo 2: Plano estratégico
      O plano estratégico documenta a visão estratégica da organização, metas e objetivos e podem conter uma declaração de missão de alto nível. Verificar se o projeto está  alinhado com o plano estratégico da organização.
      Passo 3: Descrição do escopo do produto

      Verificar se a descrição do escopo do produto documenta as características do produto, serviço ou resultado que o projeto irá realizar . A descrição também deve documentar a relação entre os produtos, serviços ou resultados que estão sendo criados e as necessidades de negócio que o projeto irá abordar. Verifica-se:

      • Lista dos estregáveis: Quais são todas as entregas? Software, relatório, dados;
      • Especificações detalhadas, recursos e funcionalidades devem estar inclusos;
      • Descrição dos recursos e as funcionalidades que este inclui;
      • Inclui especificações técnicas;
      • Descreve como o sucesso se parece;
      • Descreve como o fracasso se parece.
      Passo 4: Calendário e prazos

      Verifica-se quando cada etapa deve ser entregue, deve constar todas as principais etapas ao longo do caminho, como:

      • Versões beta para teste;
      • Relatórios de status e outro dados a serem entregues;
      • Reuniões importantes;
      • Versões finais a serem testadas.
      Passo 5: Estimativas de custo
      Verificar se estão presentes estimativas de custo para o projeto.
      Informações Adicionais
      White papers